Golpe do emprego com promessa de altos ganhos: como se prevenir de falsos anúncios no WhatsApp

Reportagem do jornal Extra trouxe dicas de como se prevenir de golpes de falsos anúncios de emprego que circulam em grupos de mensagens, como no WhatsApp. O Dr. Matheus Puppe, sócio da área de TMT (Tecnologia, Mídia, Entretenimento e Telecomunicações), Privacidade & Proteção de Dados do Maneira Advogados, foi entrevistado para falar sobre o assunto.

Golpe do emprego com promessa de altos ganhos: como se prevenir de falsos anúncios no WhatsApp

Em época de fim de ano, crescem os golpes envolvendo vagas de meio período Foto: Agência O Globo

Ana Flávia Pilar

Final de ano é época de mais oportunidades. Empregos temporários e vagas de meio expediente para o Natal são marcas registradas de todo o mês de dezembro. Mas, com a chegada das festividades, também surgem inúmeros golpes diferentes envolvendo chances de trabalho.

O sonoplasta e editor de áudio Jocka Magalhães, de 52 anos, costuma receber mensagens no WhatsApp com supostas vagas abertas ao menos duas vezes na semana:

— Toda vez que pedem para entrar em algum link e anexar o currículo, sei que é furada. Para empregos reais, costumam mandar e-mail ou ligar diretamente. Eu não sei se aumenta no final do ano, porque recebo mensagens com propostas assim o ano inteiro — contou.

Ele também relata que alguns dos “recrutadores” pedem respostas imediatas pelo WhatsApp, mas sempre retornam com textos automáticos. Um golpe bem comum, segundo o sonoplasta, é o chamado “máquina do Pix”, em que a pessoa investe uma quantia de dinheiro e, em tese, recebe bem mais. Na verdade, trata-se de uma pirâmide financeira.

Não é da competência da Justiça do Trabalho

Segundo o advogado trabalhista Vinícius Colombrini, não há competência da Justiça do Trabalho em situações envolvendo golpes de vagas de emprego, porque seria necessária a relação de trabalho, o que não existe neste caso.

— As vítimas precisam estar alertas para vagas que não oferecem proporcionalidade entre força de trabalho e ganho oferecido, além das questões de pagamento de exame admissional ou algo do gênero — explicou.

Neste caso, o assunto invade a esfera criminal, como estelionato, e está relacionada ao direito digital, em função da vaga ser oferecida pela internet. Além disso, pode haver enquadramento civil, com indenização pelo infortúnio.

Para orientar os leitores a evitar esse tipo de golpe, o EXTRA conversou com o advogado Matheus Puppe, sócio da área de TMT (Tecnologia, Mídia, Entretenimento e Telecomunicações), Privacidade e Proteção de Dados do Maneira Advogados.

CONFIRA AS DICAS:

1. Quais os padrões de mensagens envolvendo golpes do gênero?

Normalmente, esses golpes são anunciados em meio físico, plataformas de anúncio ou mesmo enviados por WhatsApp ou mensagem (e-mail ou SMS). As listas para os golpistas são compradas ilicitamente na internet e são oriundas de robôs “crawlers”, que pegam as informações disponíveis no Google, também violando a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

2. Como o consumidor pode identificar a veracidade dos anúncios?

Sempre tenha suspeita de promessas milagrosas e valores desproporcionais ao mercado. Trabalhos pagando mil reais ou R$ 2 mil por hora ou período trabalhado dificilmente apareceriam por mensagem. Além disso, as mensagens deixam rastros digitais, como números de origem estranhos e erros de ortografia e formatação, dentre outros problemas.

É preciso ter bom senso e saber fazer a checagem de conteúdo. Recebeu uma oferta? Busque no Google mais informações sobre a empresa ou sobre a vaga. As oportunidades legítimas normalmente estarão disponíveis em outros canais. Pegar o telefone da empresa em outro canal e ligar para verificar se a chance de emprego existe também funciona.

3. Quais os riscos?

Além dos riscos de golpes financeiros e do uso de seus dados de maneira indevida para transações irregulares, existem ofertas que são verídicas, mas não legítimas.

Nestes casos, a pessoa pode se envolver em esquemas ilícitos (como as promessas de “empregos” para receber Pix de terceiros em sua conta, muitas vezes oriundos de outros crimes onde a pessoa se torna um laranja e logo comete também um delito).

4. O que pode acontecer com quem se “inscrever”? A época de fim de ano representa um risco adicional?

A pessoa poderá ter redes sociais invadidas, telefone ou WhatsApp clonados, ou se envolver inadvertidamente em um crime, gerando diversos transtornos financeiros ou mesmo criminais.

Fim de ano é a época preferida dos golpistas, dado ao volume maior de dinheiro que circula (por causa dos 13º salário), além de expectativas de vagas temporárias.

Tenha cuidado porque o telefone e os aplicativos de mensagem, além dos e-mails e das outras formas digitais, abriram um novo mundo de oportunidades para golpes e esquemas ilícitos.

https://extra.globo.com/economia-e-financas/emprego/golpe-do-emprego-com-promessa-de-altos-ganhos-como-se-prevenir-de-falsos-anuncios-no-whatsapp-25619649.html

O site TecMundo publicou reportagem que destaca o impacto da reforma tributária para compras feitas em sites estrangeiros de e-commerce. A reportagem destacou as mudanças que serão implantadas e as diferenças em relação ao modelo atual de tributação. O Dr. Marcos Correia Piqueira Maia, sócio do Maneira Advogados, foi entrevistado para esclarecer o tema. Quanto vai custar uma compra internacional após a Reforma Tributária? Veja estimativa 4 de maio, 2024 Maura Martins Com a Reforma Tributária, compras internacionais feitas em lojas populares, como Shein, Shopee e AliExpress, vão deixar de serem cobradas por ICMS e passarão...
Reportagem veiculada no site Agro, do portal Estadão, entrevistou o advogado Guilherme Picinini, da equipe de direito tributário do Maneira Advogados, para esclarecer dúvidas a respeito do Imposto sobre Propriedade Territorial Rural, o ITR. ITR: tudo que você precisa saber do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural 2 de maio, 2024 ITR tem particularidades que podem gerar confunsão; entenda o que é e como calcular Por: Daumildo Júnior | (Foto: Imagem de wirestock no Freepik) O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) é cobrado anualmente pela Receita Federal e pode ser uma dor de cabeça para os...
Reportagem do portal UOL abordou a proposta de regulamentação da reforma tributária, apresentada na semana passada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O prof. Eduardo Maneira, sócio-fundador do Maneira Advogados, foi entrevistado comentar o assunto. Reforma tributária coloca país entre mais modernos? Especialistas avaliam Giuliana Saringer Do UOL, em São Paulo (Imagem: Reprodução) O sistema tributário brasileiro será um dos melhores do mundo após a reforma tributária, conforme o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A fala foi dita após o ministro entregar o projeto de lei da reforma ao Congresso na quarta-feira...

Contato

Fale conosco

Preencha o formulário para falar com nossa equipe ou ligue, agora mesmo, para o escritório mais próximo!

Cidades

Caminho 1527(1)-svg

Rio de janeiro

Av. Presidente Wilson, 231 25° andar
Centro

(21) 2222-9008

Caminho 1527(1)-svg

São Paulo

Rua Oscar Freire, 379, 13º andar
Jd. Paulista

(11) 3062-2607

Caminho 1527(1)-svg

Brasília

SHIS QL 08, Conjunto 01, Casa 11
Lago Sul

(61) 3224-2627

Caminho 1527(1)-svg

Belo Horizonte

Av. Getúlio Vargas, 671, 13º andar
Funcionários

(31) 3190-0480